«Os Gambianos devem resistir a qualquer ditadura que nos recusa o direito a ousar pensar diferentemente», apelam defensores dos direitos humanos. a situação do país africano agravou-se desde 2006
«Os Gambianos devem resistir a qualquer ditadura que nos recusa o direito a ousar pensar diferentemente», apelam defensores dos direitos humanos. a situação do país africano agravou-se desde 2006 a Coligação para a Mudança na Gâmbia (CCG), que actua em defesa dos direitos humanos, exortou a população gambiana a reflectir sobre a gravidade das acusações feitas contra quatro militantes. Em causa está o direito inalienável de ter e exprimir uma opinião política dissidente, defendem, segundo a agência Panapress.

É ridículo que a pertença a uma organização que tem uma opinião dissidente e a expressão de declarações políticas sejam consideradas como uma traição na Gâmbia, afirma. Pensamos que a situação é intolerável e os Gambianos devem resistir a qualquer ditadura que nos recusa o direito a ousar pensar diferentemente, adianta um comunicado de vários grupos de defesa dos direitos humanos do país, divulgado pela CCG. Devemos resistir à ditadura e pedir justiça para as pessoas desaparecidas, detidas e assassinadas. Estas são reivindicações políticas legítimas, apela a Coligação para a Mudança na Gâmbia.

a situação dos direitos humanos piorou desde 2006, depois de uma tentativa de golpe de estado.organismos internacionais como a Comissão africana e a amnistia Internacional já condenaram a ausência de liberdade política e ameaças contra militantes gambianos.