O Vaticano une-se à Vigília em memória das pessoas que morreram «ao largo das fronteiras» da Europa. Celebração decorre sob o tema «Morrer de esperança» e presidência do arcebispo antonio Maria Veglií²
O Vaticano une-se à Vigília em memória das pessoas que morreram «ao largo das fronteiras» da Europa. Celebração decorre sob o tema «Morrer de esperança» e presidência do arcebispo antonio Maria Veglií²Quase dois mil imigrantes africanos morreram nos primeiros cinco meses de 2011, ao tentarem atravessar em precárias embarcações o Mar Mediterrâneo em direcção à Europa. Das 1. 820 vítimas, 1. 633 perderam a vida quando se dirigiam para Itália. Desde 1990, morreram ao largo das fronteiras da Europa 17. 597 pessoas, adianta a agência Fides.

O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes da Santa Sé vai presidir à vigília ecuménica que decorre em Roma, esta quinta-feira, numa iniciativa da Comunidade de Santo Egídio e da Cáritas italiana. Visa assinalar o Dia mundial do refugiado, que se celebra a 20 de Junho.

O arcebispo antonio Maria Vegliò, perante estes números divulgados pela agência missionária Fides, já exortou hoje a Itália e a União Europeia a fazerem mais pelos imigrantes. Para o responsável, o controlo dos fluxos migratórios, apesar de necessário, deve basear-se em critérios de solidariedade.