O governo de angola vai recolocar mais de 450 de pessoas, expulsas à força das suas habitações, na capital, Luanda. O programa de realojamento tem início em Setembro
O governo de angola vai recolocar mais de 450 de pessoas, expulsas à força das suas habitações, na capital, Luanda. O programa de realojamento tem início em SetembroEntre 2004 e 2006, centenas de casas em bairros pobres da capital foram demolidas para dar lugar a apartamentos de luxo. Milhares de famílias ficaram desalojadas. a decisão do governo foi bem acolhida pela amnistia Internacional. a organização insiste na necessidade das autoridades acabarem com as expulsões forçadas e de cumprirem as suas promessas. O projecto de realojamento dos cidadãos deve tornar-se realidade a partir de Setembro, defende. E insiste: O governo deve garantir que, em caso de novas expulsões, as pessoas afectadas sejam realojadas antes do início dos trabalhos de demolição.

O problema foi desencadeado pelo projecto Vida Nova. Teve início em 2006 e visa a construção de habitações de luxo para quatro milhões de pessoas em Luanda. Milhares de pessoas de quatro bairros foram expulsas à força. Segundo a amnistia Internacional, em angola, este tipo de procedimento decorre, habitualmente, sem que as populações sejam consultadas ou sequer avisadas. O recurso à violência por parte da polícia ou Forças armadas é outro aspecto a destacar, assim como a detenção de defensores dos direitos humanos, na maioria dos casos.