Cuba, Venezuela e mais oito países foram acusados de violação dos direitos humanos pela delegação dos Estados Unidos da américa na ONU. «Muitos governos reprimem impunemente os dissidentes»
Cuba, Venezuela e mais oito países foram acusados de violação dos direitos humanos pela delegação dos Estados Unidos da américa na ONU. «Muitos governos reprimem impunemente os dissidentes» a embaixadora norte-americana no Conselho de Direitos Humanos da ONU, Eileen Chamberlain Donahoe, denunciou quarta-feira, 15 de Junho, dez países por alegadas violações aos direitos humanos, entre os quais Venezuela e Cuba, refere a agência Lusa. Segundo o serviço estatal norte-americano de notícias, Voanews, as denúncias de alegadas violações aos direitos humanos abrangem a Síria, Birmânia, Bahrein, Bielorrússia, Irão, Sri Lanka, Iémen e Zimbabué. a delegação dos Estados Unidos (EUa) sublinha que no caso de Cuba continuam as restrições às liberdades fundamentais e aos direitos humanos, através de detenções a curto prazo e violência, através de grupos organizados pelo governo para reprimir os dissidentes.

Por outro lado, a embaixadora norte-americana no Conselho de Direitos Humanos da ONU denunciou que na Venezuela as restrições sobre a sociedade civil e a grave erosão das instituições democráticas continuam à medida que se outorgam mais poderes ao Executivo. Segundo a embaixadora norte-americana, as denúncias dão conta de que muitos governos reprimem impunemente os dissidentes. Eileen Chamberlain condenou o assassínio do activista iraniano Haleh Sahabi, durante o funeral do pai; a Birmânia, por manter encarcerados dois mil prisioneiros políticos; e a Bielorrússia, por sentenciar três candidatos presidenciais a prisão. Por outro lado, condenou a Síria por continuar a reprimir de forma violenta as manifestações de protesto, uma condenação que estendeu a Bahrein, Irão, Sri Lanka, Iémen e Zimbabué. Revelou ainda que os EU a questionam o crescente número de detenções de advogados, activistas em blogues, artistas, religiosos e seus familiares na China.