a diocese do algarve vai assinalar o jubileu da ordenação episcopal do bispo emérito daquela diocese a 19 de Junho, com a celebração de duas Eucaristias
a diocese do algarve vai assinalar o jubileu da ordenação episcopal do bispo emérito daquela diocese a 19 de Junho, com a celebração de duas EucaristiasManuel Madureira Dias preside à Eucaristia, comemorativa dos 50 anos da sua sagração episcopal, na Sé de Faro, às 18h. No dia seguinte, no contexto do Dia diocesano do clero preside à Eucaristia das 10h30, na igreja do Carmo, adianta a diocese, no seu site.

O agora bispo emérito do algarve exerceu o seu múnus episcopal entre 1988 e 2004. Nomeado a 21 de abril de 1988, foi ordenado bispo a 19 de Junho de 1988, na basílica metropolitana de Évora. Tomou posse canónica e entrou solenemente na diocese do algarve a 10 de Julho de 1988 e pediu a resignação, que foi aceite pelo Papa João Paulo II, a 22 de abril de 2004.

Natural de Tarouquela, no concelho de Cinfães (distrito de Viseu e diocese de Lamego), estudou nos seminários da arquidiocese de Évora, em Vila Viçosa e Évora. É licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), onde frequentou também um Curso de Teologia Espiritual. É igualmente licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Foi ordenado sacerdote a 25 de Junho de 1961.