Salvatore Rino Fisichella considera que a Igreja Católica deve estar atenta ao «secularismo» que quer afastar o mundo ocidental da «sua relação fundamental com Deus»
Salvatore Rino Fisichella considera que a Igreja Católica deve estar atenta ao «secularismo» que quer afastar o mundo ocidental da «sua relação fundamental com Deus»É necessário e urgente, em primeiro lugar, compreender que nos encontramos diante de uma mudança real de paradigmas do pensamento e da linguagem que já não permitem enfrentar a vida, o mundo, a relação com os outros, a fé e os grandes valores como no passado, alertou o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, nas jornadas do episcopado, que decorrem em Fátima, adianta a agência Ecclesia.

Para o arcebispo italiano da Cúria Romana, a crise dos dias de hoje está ligada ao tema de Deus, afirmando que este não é negado, mas é desconhecido. O responsável pronunciou três conferências, a 80 pessoas, entre as quais 45 bispos e representantes das mais diversas dioceses, congregações religiosas e movimentos eclesiais. aos participantes das jornadas pastorais do episcopado que decorrem até quarta-feira, o arcebispo defende que é prioritário um esforço destinado a recuperar a consciência daquilo que determina a conduta das pessoas.

O verdadeiro desafio esconde-se em como poder e saber falar de Deus hoje, disse aos participantes. Este é um dos motivos para promover a nova evangelização acrescentou o cardeal. Na agenda de trabalhos, os bispos e responsáveis de dioceses estão a responder ao desafio lançado Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal. O objectivo é encontrar novas formas de anunciar o Evangelho numa sociedade fortemente marcada pelo secularismo.