«Dar sangue é dar vida», diz o lema e, esta terça-feira, arranca uma campanha de doação de sangue . «Dador salvador» é o lema da iniciativa que pretende sensibilizar novos dadores
«Dar sangue é dar vida», diz o lema e, esta terça-feira, arranca uma campanha de doação de sangue . «Dador salvador» é o lema da iniciativa que pretende sensibilizar novos dadoresO surfista Tiago Pires dá a cara por esta campanha que se vai realizar em tempo de férias de Verão, quando há menos doações de sangue. a ideia é fazer campanha específica para o mês de agosto. Porque os dadores estão a envelhecer, temos de fazer campanhas mais focadas nos jovens, disse o presidente do Instituto, Álvaro Beleza, ao Público. Sensibilizar a população para que as pessoas se habituem a dar sangue é uma das prioridades. Em agosto, haverá camiões espalhados pelas praias do país para aqueles que queiram dar sangue, ao mesmo tempo que será feita a divulgação da iniciativa.

Temos de ser preventivos, para que não venha a haver falta de sangue temos de lembrar as pessoas, nomeadamente no período do verão, para darem sangue, explicou Álvaro Beleza. O ideal seria que cada pessoa, com mais de 18 anos desse sangue uma vez por ano. Isso seria suficiente para haver reservas no Instituto Português de Sangue. actualmente há 400 mil dádivas de sangue por ano e cerca de 250 mil dadores regulares, que gozam de isenção da taxa moderadora caso doem sangue pelo menos duas vezes por ano.

Mas, actualmente, metade do sangue humano colhido em Portugal não é aproveitado, denuncia o Jornal de Notícias na sua edição deste Dia mundial do dador de sangue. Está a ser incinerado, o que é gravíssimo, acusa o presidente da Federação das associações de Dados de Sangue (FaS). Joaquim Moreira Alves diz que a FaS tem reclamado uma unidade de fraccionamento. Mas devido ao elevado valor do investimento, uma solução mais simples é um protocolo com um laboratório estrangeiro, para que o plasma exportado regresse sob a forma de medicamentos plasmáticos.

a comemoração do Dia mundial do dador de sangue foi oficializada em Maio de 2005, quando os ministros da saúde de todo o mundo subscreveram uma declaração unânime de apoio à dádiva de sangue não remunerada. Esta é a forma de homenagear o cientista e médico austríaco Karl Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea, que nasceu no dia 14 de Junho de 1868. Nobel da Medicina em 1930, descobriu o sistema dos grupos sanguíneos aB0 e abriu as portas à transfusão.