a 9 de Julho de 2011, depois de decénios de conflitos, governos precários e de desastres naturais, o Sudão do Sul torna-se, oficialmente, um estado independente. Mas é preciso garantir-lhe os bens de primeira necessidade
a 9 de Julho de 2011, depois de decénios de conflitos, governos precários e de desastres naturais, o Sudão do Sul torna-se, oficialmente, um estado independente. Mas é preciso garantir-lhe os bens de primeira necessidadeOs habitantes do novo país africano têm de enfrentar uma carência grave de infra-estruturas e de serviços de base. O sub-desenvolvimento e a taxa de pobreza são elevados. actualmente um terço das crianças sofrem de falta de peso, mais de um terço dos recém-nascidos não ultrapassa os cinco anos de idade, metade da população vive em pobreza extrema e a taxa de alfabetização não chega aos 36 por cento. Uma jovem do Sudão do Sul tem mais probabilidade de morrer de parto do que acabar a escola primária.

Em colaboração com a Igreja local, a Cáritas está a desenvolver um programa no valor de 5,7 milhões de euros, até Julho de 2012. O trabalho prevê a reparação e reabilitação de estruturas hídricas, higiene e instrução, além do fornecimento de casas, alimentação e assistência de diversa ordem, refere a agência Fides. Terá ainda a seu cargo os deslocados internos, os que regressam a suas casas e alguns grupos de pessoas mais vulneráveis. Todo o trabalho será realizado com a participação das comunidades, uma vez que os projectos serão confiados à população local, que os deverá manter e gerir quanto estiverem terminados.

a população do Sudão do Sul tem a oportunidade histórica de deixar para trás anos de conflito, afirmou Darren Hercyk, um dos membros da equipa coordenadora da Cáritas. a organização católica trabalhou em estreita colaboração, durante anos, com eles e acreditamos no futuro do seu país. E acrescentou: Uniremos as nossas forças para fazer nascer um país, onde o acesso aos bens de primeira necessidade, como a água potável, saúde e instrução seja garantido.

O programa da Cáritas prevê ainda juntar a colaboração com os parceiros locais e nacionais. Isto comportará a formação de pessoal nas secções nacionais e diocesanas da Cáritas do Sudão. Os membros da Caritas Internacional a actuar no Sudão do Sul continuarão a geminação com as secções diocesanas. a organização católica está a apoiar iniciativas dos bispos sudaneses de promoção da paz, como uma campanha de oração internacional e a iniciativa de uma plantação de árvores em todas as dioceses do Sudão do Sul.