« a festa do Pentecostes deve suscitar na Igreja arquidiocesana a convicção que o acontecimento da Palavra de Deus não se restringe apenas aos crentes e aos baptizados»
« a festa do Pentecostes deve suscitar na Igreja arquidiocesana a convicção que o acontecimento da Palavra de Deus não se restringe apenas aos crentes e aos baptizados»O arcebispo primaz de Braga defendeu que é necessário perceber os sinais dos tempos e não ter medo de acolher a diferença e a pluralidade como fenómenos que ajudam o crente a fortalecer os seus laços de amizade com Deus e com a história de hoje. aos fiéis lembrou que é necessário ir ao encontro do outro, do diferente: O homem moderno fala das suas exigências ou reclamações, quem sabe até mesmo protestos, e aí está um apelo ao intercâmbio e esforço por falar a linguagem que tantas vezes é diferente da nossa.

Jorge Ortiga lembrou que vivemos num mundo diversificado e que são os próprios cristãos que devem sair para a rua e suscitar encontros e experiências concretas com o Ressuscitado. a escuta do mundo moderno e o diálogo com o homem actual exige da Igreja uma grande capacidade de abertura e de confiança na Palavra revelada. Já não é possível testemunhar a beleza de Deus somente através de fórmulas doutrinárias, afiançou.

a Igreja, actualmente, sublinha o prelado, não pode negar-se ao diálogo com as diversas sensibilidades da sociedade. antes deve testemunhar a sua capacidade de acolhimento e de reconciliação num mundo que necessita urgentemente de uma paz interior e serena que ajude as vislumbrar um novo amanhã, disse na homilia da solenidade de Pentecostes.

Ser fiel ao Espírito Santo faz com que a pastoral da Igreja se renove profundamente sem estagnar em modelos tradicionais. Para Jorge Ortiga, a salvação de todos os homens implica que não podemos fugir à beleza da comunicação das verdades da fé no diálogo com o mundo de hoje. Uma relação tão nova e sempre tão antiga que deve ser alicerçada na simpatia e nunca na desconfiança, para juntos procurarmos a verdade e o sentido da vida, sublinhou.