Diocese já prepara as celebrações comemorativas dos 900 anos da vinda de São Teotónio para Viseu, como prior da Sé e administrador apostólico da diocese, e os 850 anos da sua morte
Diocese já prepara as celebrações comemorativas dos 900 anos da vinda de São Teotónio para Viseu, como prior da Sé e administrador apostólico da diocese, e os 850 anos da sua morteÉ o padroeiro da cidade e o hospital possui o seu nome. Devido às suas grandes virtudes foi elevado às honras dos altares sendo o primeiro santo português. a diocese de Viseu pretende concretizar um programa de celebrações deste duplo jubileu (900 anos da vinda para Viseu e 850 anos da sua morte).

Para preparar uma homenagem condigna a São Teotónio, o bispo de Viseu já reuniu com responsáveis quer da diocese quer do município viseense. Há já um primeiro esboço do programa de comemorações, que serão analisadas por uma comissão mais alargada, tornando-se um programa próximo do definitivo, adianta a diocese na sua página on line.

São Teotónio nasceu em 1082, em Ganfei, Valença do Minho. Foi confessor do fundador de Portugal D. afonso Henriques, prior da Sé de Viseu e do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Levou uma vida irrepreensível de santidade e de entrega aos irmãos.
Negou aceitar o título de bispo, motivo pelo qual a sua imagem tem o báculo na mão direita e a mitra junto ao pé esquerdo. Pouco depois da sua morte, um discípulo anónimo escreveu a sua vida em latim (Vita Sancti Theotonii). No século XV, um frade do mesmo mosteiro resolveu traduzi-la para português.