Em «clima familiar, nesta peregrinação de Junho», evocativa da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, bispo emérito de Vila Real realça importância do Espírito Santo, em domingo de Pentecostes
Em «clima familiar, nesta peregrinação de Junho», evocativa da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, bispo emérito de Vila Real realça importância do Espírito Santo, em domingo de PentecostesQuando vierdes a Fátima, peço que rezeis a Deus com as palavras que o anjo ensinou aos pastorinhos, afirmou Joaquim GonçAlves. Em particular com a oração à Santíssima Trindade ensinada pelo anjo, em 1916, na terceira aparição. Na primeira aparição, o anjo só falou de Deus de modo geral. Mas na terceira aparição, como quem abre o segredo, ensina a rezar: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente, lembrou.

Durante a homilia, o prelado lembrou que nas diversas orações que os fiéis rezam, têm sempre referências às pessoas da Santíssima Trindade. E que todas elas, mesmo rezadas individualmente, o são no plural. No meio dessas orações há uma referência a Nossa Senhora, mãe de Jesus e esposa fiel do Espírito Santo. Ela ajuda no caminho que conduz a Deus, salientou o bispo emérito de Vila Real.

Na solenidade de Pentecostes, Joaquim GonçAlves referiu-se ao Espírito Santo, a partir das leituras do dia, que apontam para as várias línguas que os apóstolos começaram a falar, depois de embuídos do Espírito Santo, para assinalar que são exemplos dos carismas de quem está na assembleia. aos fiéis disse: O Espírito Santo dará a cada um de vós, se fordes atentos, uma ajuda, para que o vosso carisma, o vosso ministério seja gerador de comunidades ricas, generosas e missionárias.