«Possa o Espírito Santo inspirar e apoiar os esforços de diálogo», afirmou o Pontífice na alocução do meio-dia, na solenidade de Pentecostes
«Possa o Espírito Santo inspirar e apoiar os esforços de diálogo», afirmou o Pontífice na alocução do meio-dia, na solenidade de PentecostesBento XVI evocou a causa da paz no mundo e a necessidade de que a família humana, por acção do Espírito do Pentecostes, redescubra a sua fundamental unidade. No dia em que comemora 60 anos da ordenação sacerdotal, o Papa expressou o desejo que o Espírito, que é vínculo de comunhão, corrija os corações desviados pelo egoísmo e ajude a família humana a redescobrir e a defender com vigilância a sua fundamental unidade.

a solenidade de Pentecostes celebra a descida do Espírito sobre Maria e os apóstolos reunidos no cenáculo e constitui como que o “baptismo” da Igreja no Espírito Santo. aos milhares de pessoas reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre espera que o Espírito Santo inspire corajosos propósitos de paz e apoiar o empenho de os concretizar, para que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade do homem supere os interesses de parte.

O Espírito Santo tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado, afirmou o bispo de Roma. É Ele que dá significado à oração e vigor à missão evangelizadora, acrescentou. antes, o Sumo Pontífice fez uma referência à beatificação do padre e mártir alois andritzki, no dia 6 de Junho, em Dresda, na alemanha. O sacerdote foi morto pelos nacionais-socialistas em 1943, com 28 anos. Louvemos o Senhor por este heróico testemunha da fé, que se vem juntar à fileira de quantos deram a vida em nome de Cristo, nos campos de concentração, frisou.