Lisboa vive dia da Igreja diocesana subordinado ao tema «50 anos ao serviço da Palavra», integrado nas comemorações dos 50 anos de sacerdócio do patriarca
Lisboa vive dia da Igreja diocesana subordinado ao tema «50 anos ao serviço da Palavra», integrado nas comemorações dos 50 anos de sacerdócio do patriarcaO Dia da Igreja diocesana decorre por ocasião da Festa da Santíssima Trindade. Vai realizar-se a 19 de Junho, no Externato de Penafirme, com o objectivo de sensibilizar a Igreja de Lisboa à corresponsabilidade no múnus de ensinar próprio do bispo diocesano, adianta o Patriarcado de Lisboa. O tema escolhido para este ano está integrado nas comemorações do cinquentenário da ordenação sacerdotal de José Policarpo.

Esta acção da nossa Igreja local procura ser um momento para a Igreja de Lisboa se reunir em torno do seu Bispo numa expressão de comunhão e de unidade, sublinha, em comunicado, o Secretariado de acção Pastoral (SaP) do Patriarcado de Lisboa. Este encontro dirige-se, particularmente, a todos os agentes pastorais que estão ao serviço da Palavra : Professores de religião moral, teólogos, leitores, cantores, catequistas, ministros extraordinários da sagrada comunhão, ministros da assembleia dominical na ausência do presbítero, membros dos conselhos pastorais paroquiais, membros dos institutos de vida consagrada, membros dos movimentos, entre outros.

após o acolhimento, o Dia da Igreja Diocesana inicia-se às 10h, com Oração de Laudes a que se segue a introdução aos trabalhos da manhã. a partir das 11h vão decorrer oito painéis temáticos, na maioria dedicados a um aspecto da Palavra de Deus. a manha termina com a intervenção do cardeal-patriarca. Depois do almoço e de um espectáculo musical, será apresentado o programa pastoral diocesano para o ano 2011-2012. O dia termina com a celebração da Eucaristia, presidida por José Policarpo.