«O santuário é chamado a ser eco, voz, instrumento dessa paz», afirmou o bispo da diocese de Leiria-Fátima durante a Eucaristia de tomada de posse do padre Carlos Cabecinhas como reitor do Santuário de Fátima
«O santuário é chamado a ser eco, voz, instrumento dessa paz», afirmou o bispo da diocese de Leiria-Fátima durante a Eucaristia de tomada de posse do padre Carlos Cabecinhas como reitor do Santuário de FátimaPrecisamos de cristãos cheios de fé e do espírito Santo, capazes de descobrir a acção de Deus, afirmou o presidente da celebração. O bispo da Diocese de Leiria-Fátima insistiu que são necessários cristãos que saibam ver os valores e aspectos positivos que existem nas pessoas, nos acontecimentos, nas comunidades, à luz da nossa fé e alegrarmo-nos com isso.

Para o prelado, temos propensão para só ver os aspectos negativos, da vida, dos acontecimentos, da política, e torna-se necessário curar o nosso olhar e descobrir o positivo. aos fiéis disse que têm o dom de conciliar e distinguir o que é o essencial do acessório e a responsabilidade de lançar pontes de diálogo entre culturas, homens e mulheres capazes de promover a reconciliação e a paz.

Esta paz, que deve renovar o mundo começa no coração das pessoas, sublinhou antónio Marto. E em Fátima, Nossa Senhora vinda dos céus, no século mais sanguinário e cruel falou para que fosse escutada a Palavra de Deus, acrescentou. O bispo de Leiria-Fátima centrou a sua homilia no mandato missionário e no discurso do envio dos apóstolos em missão, a partir da figura de Barnabé que participou na aventura missionária de Paulo.

a igreja da Santíssima Trindade esteve praticamente repleta de fiéis que quiseram participar neste momento de passagem de testemunho. Carlos Cabecinhas sucede a Virgílio antunes, nomeado bispo de Coimbra. Concelebraram com o bispo da diocese de Leiria-Fátima, o bispo emérito desta diocese, Serafim Ferreira e Silva e prelado emérito de Portalegre-Castelo Branco, augusto César além de dezenas de sacerdotes. antónio Marto frisou, logo no início da homilia, o sentimento de alegria desta grande presença de fiéis.