Com Baixo alentejo a envelhecer, poucos nascimentos e, cada vez mais, procura das instituições de apoio social, Vitalino Dantas afirma que o recurso à Caritas aumenta de dia para dia. a Igreja católica será uma voz de “força, estabilidade e alegria”
Com Baixo alentejo a envelhecer, poucos nascimentos e, cada vez mais, procura das instituições de apoio social, Vitalino Dantas afirma que o recurso à Caritas aumenta de dia para dia. a Igreja católica será uma voz de “força, estabilidade e alegria” Não podemos ver alguns a sofrer demasiado com esta crise e outros a gozarem-se de todos os recursos, denunciou o bispo de Beja em declarações à agência Lusa. O cano de escape dos alentejanos vai sendo a emigração. O prelado considera que a ida para o estrangeiro evita situações sociais mais alarmantes. Felizmente na Europa nem tudo é recessão, ainda há países em crescimento económico. Na opinião de Vitalino Dantas, é preciso que o crescimento em Portugal seja, acima de tudo, consistente, com algum sacrifício e com a moderação que impeça que se repita o erro do desejo consumista de ter tudo e ser iguais aos outros países. E sentenciou: Isso foi o nosso mal. Não se pode asfixiar a família, a sociedade civil ou continuar a não apoiar quem tem capacidades. Sem esta mudança necessária, os grupos de interesses e os mafiosos irão continuar a dominar a sociedade e manter-se-á a corrupção e o salve-se quem puder.

ao futuro governo, Vitalino Dantas recomenda moderação e concorda que os alentejanos se viram cada vez mais para os partidos que exercem o poder. Foram fiéis ao PCP durante muitos anos, porque sentiram que era o que lhes dava possibilidade de mudança, lhes dava voz, explica o prelado. O partido comunista perdeu nas últimas eleições mais de 4. 000 votos no distrito, enquanto o partido social-democrata roubou um deputado ao partido socialista. as gerações vão mudando e as pessoas vão vendo que o PCP, não estando no governo, também não tem hipótese de poder responder a muitas questões de ordem laboral e social. apesar desta mudança, Vitalino Dantas sublinhou que. em termos autárquicos, as câmaras da CDU têm conseguido bastante desenvolvimento e criado boas perspectivas de sociabilidade e trabalho. O bispo de Beja critica o desgoverno, que contribuiu para presente situação. Quisemos ter todos os benefícios do primeiro mundo, mas sem possibilidades económicas para isso. O que outros países conseguiram em centenas de anos de evolução contínua, nós quisemos fazer em 30 ou 40 anos.

Vitalino Dantas considera que as oportunidades do distrito poderão assentar na agricultura de regadio, tornada possível pelo alqueva, que infelizmente ainda não está convenientemente aproveitado. as indústrias de transformação, quer de produtos agrícolas quer do minério, que ainda é explorado, são outra potencialidade. O Baixo alentejo é muito grande, mas tem pouca população. Só elege três deputados. Mas o bispo de Beja vê com alguma esperança a atenção que lhe dedicaram os políticos durante a última campanha eleitoral. Todos os candidatos a primeiro-ministro passaram por cá e mostraram interesse. Pena que haja tão poucos eleitores.