“Não damos sugestões concretas, nem apresentamos críticas nossas, mas recolhemos observações do próprio povo, durante as nossas visitas pastorais”, afirmou o arcebispo metropolita de Manágua
“Não damos sugestões concretas, nem apresentamos críticas nossas, mas recolhemos observações do próprio povo, durante as nossas visitas pastorais”, afirmou o arcebispo metropolita de ManáguaNuma entrevista ao programa televisivo “Esta Semana”, Leopoldo Brenes comentou a mensagem dos bispos: Queremos apresentar esta oração [Magnificat] como uma catequese, pois é exactamente uma catequese.como bispos, recitámo-la diariamente no final do dia, no breviário, na nossa oração da tarde, e queremos oferecê-la a todos. Recorde-se que a Conferência Episcopal da Nicarágua publicou, em 31 de Maio, uma mensagem em forma de catequese sobre a oração do Magnificat de Nossa Senhora, com o título Uma oração para os tempos novos. No texto, os bispos escrevem que o Magnificat é a oração dos pobres. Segundo a imprensa local, a mensagem dá voz à consciência do povo, relativamente à situação política que se vive na Nicarágua.

O arcebispo de Manágua disse à televisão: O convite dos bispos não é uma receita mágica para a mudança da sociedade, mas é uma oração que faz eco da voz do povo, que deseja viver na justiça as próprias responsabilidades em relação às mudanças sociais. Leopoldo Brenes comentou o momento político que se vive na Nicarágua: Com as eleições, criou-se alguma tensão, porque a candidatura de Ortega foi algo fora da norma. ainda que, sucessivamente, o próprio organismo responsável, o Conselho Nacional de Eleições, tenha aprovado esta escolha, muitos deram conta que se procurou fazer uma pequena modificação da lei para justificar esta candidatura.
O arcebispo teria preferido outra solução: Teria sido melhor, e creio que mais oportuno, apresentar um rosto novo. Veremos o que acontecerá no futuro. Teremos uma geração de nicaraguenses privados da possibilidade de fazer parte dos quadros dirigentes de um partido. E acrescentou: Os jovens dos 30 aos 45 anos não terão esta possibilidade, porque o grupo político que nos governa não se renova. É demasiado idoso e continua a não dar espaço aos jovens.

a mensagem dos bispos aborda a situação social do país. É uma mensagem de esperança que pretende promover a dignidade da pessoa e que não exige uma ajuda puramente assistencialista, disse o arcebispo de Manágua. Na mensagem, apresentamos observações que recolhemos, durante as nossas visitas pastorais, do próprio povo que se lamenta e que confia em nós. Estamos a preparar uma agenda rica de eventos para o país. E concluiu: Queremos que seja um convite dirigido ao povo e à classe dirigente a rezar juntos pela nação.