Primeiro relatório mundial sobre deficiência calcula que 110 a 190 milhões de pessoas tenham a vida dificultada por falta de condições. Mais de mil milhões têm algum tipo de deficiência e uma em cada cinco lida diariamente com barreiras intransponíveis
Primeiro relatório mundial sobre deficiência calcula que 110 a 190 milhões de pessoas tenham a vida dificultada por falta de condições. Mais de mil milhões têm algum tipo de deficiência e uma em cada cinco lida diariamente com barreiras intransponíveis a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial (BM) apelam aos governos para que tomem medidas que promovam a integração das pessoas com deficiência. Os investigadores responsáveis pelo estudo consideram que poucos países têm mecanismos adequados para responder às necessidades. além das barreiras físicas (transportes e urbanística inacessíveis), o relatório aponta o estigma e a discriminação, a falta de cuidados de saúde e a inexistência de serviços de reabilitação adequados, refere a agência Lusa. Em consequência, as pessoas com deficiência têm pior saúde, mais baixo nível educacional, menos oportunidades económicas e maiores taxas de pobreza do que as pessoas sem qualquer tipo de deficiência.

a aplicação de projectos que facilitem o acesso aos principais serviços e um maior investimento em programas de integração são as propostas feitas pela OMS e pelo BM. O relatório indica que as pessoas com deficiência têm duas vezes mais probabilidade de encontrar ferramentas inadequadas para os seus cuidados de saúde. No que toca a ver recusado um cuidado de saúde, os investigadores concluíram que os deficientes têm três vezes mais hipóteses de tal acontecer. Mas é nos países mais pobres que a situação é mais dramática: as pessoas com algum tipo de deficiência têm 50 por cento mais hipóteses de ter despesas de saúde catastróficas do que as pessoas sem deficiência. as crianças com deficiência têm menos hipóteses de começar a frequentar a escola e os que estudam acabam por ter menos resultados.
a deficiência faz parte da condição humana, sublinha a directora geral da OMS, Margaret Chan. Quase todos nós, em qualquer momento da nossa vida, vamos estar temporária ou permanentemente com algum tipo de deficiência. Temos de fazer mais para quebrar as barreiras que segregam as pessoas com deficiências e que em muitos casos os forçam a viver à margem da sociedade. a OMS e o BM apelam aos governantes dos países para que adoptem estratégias nacionais e planos de acção capazes de inverter o quadro actual. Promover acções de sensibilização junto da população e apoiar mais a investigação nesta área são outras das sugestões feitas pelos dois organismos mundiais.