São 19 as personalidades que o presidente da República atribuirá condecorações neste 10 de Junho. alguns são portugueses, outros são cidadãos estrangeiros residentes em Portugal

São 19 as personalidades que o presidente da República atribuirá condecorações neste 10 de Junho. alguns são portugueses, outros são cidadãos estrangeiros residentes em Portugal

a religiosa das Franciscanas Missionárias de Maria, irmã Maria dos Reis Gaio, recebe a medalha da Ordem de mérito. Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, a enfermeira, trabalha há 40 anos em Marrocos. a sua congregação apoia crianças e jovens desfavorecidos.
O fotojornalista João Paulo Silva, ferido no afeganistão no ano passado, será agraciado com o título de Grande Oficial da Ordem da Liberdade. O correspondente do New York Times, perdeu o ano passado as pernas num acidente com uma mina no afeganistão, estando actualmente em recuperação num hospital militar em Washington.
a Presidência da República adianta que a antiga embaixadora de Israel em Lisboa, Colette avital, será agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. a Cônsul Maior da Municipalidade de andorra la Vella, Maria Rosa Ferrer Obiols, será condecorada com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Também a suíça annemarie Gschwend, investigadora da História de Portugal, será agraciada com o título de comendadora da mesma Ordem.
Serão condecorados como comendadores da Ordem do Mérito o empresário antónio Brás Belas, antónio Júlio Machado Rodrigues, presidente do Banco Internacional do Funchal (Brasil) e presidente da Casa de Portugal em São Paulo, e a advogada Maria Teresa Paiva-Weed, que desempenha o cargo de senadora e presidente do Senado de Rhode Island, nos Estados Unidos.
a professora e tradutora russa Olga Ovtcharenko, Pathorn Bede Srikaranonda de Sequeira, compositor e maestro da orquestra privada da Casa Real tailandesa, a brasileira e professora de literatura Teresa Cristina Cerdeira da Silva e a médica Paula Fernandes Lourenço (a título póstumo), serão também agraciados com o título de comendadores da Ordem do Mérito.
Serão agraciados como Oficiais da Ordem do Mérito adelino Sá, fundador e director do mensário Gazeta Lusófona, antónio Silvestre Matinho, editor e diretor do bissemanário Luso-americano, Francisco augusto João, fundador da Casa de Portugal em Montevideu, Ilka Engler, directora do Liceu Max Planck, em Dortmund, José Baptista de Matos, dirigente do movimento associativo e da comunidade portuguesa de Fontenay sous Bois (França), Maria Teresa Magno, professora de Língua e Cultura Portuguesas, e Rogério Barbosa azevedo, presidente da associação Portuguesa de Harare (Zimbabué).