é a festa do Espírito Santo! a festa da presença de Deus em cada membro da família de Jesus Cristo na terra! O Espírito Santo é o garante da verdade na Igreja e no cristão
é a festa do Espírito Santo! a festa da presença de Deus em cada membro da família de Jesus Cristo na terra! O Espírito Santo é o garante da verdade na Igreja e no cristãoNa Última Ceia, Jesus prometeu Jesus aos apóstolos: Quando Ele vier, o Espírito da verdade, há-de guiar-vos para a verdade completa. Nas palavras do profeta Ezequiel: Introduzirei em vós o meu espírito e vivereis (Ez 37,14), o Espírito de Deus destruirá o nosso coração de pedra para nos dar um coração de carne para amar (36,26). No seu significado primitivo, o Espírito significava o hálito, o bafejo, a respiração sem a qual não há vida. Significava também o vento. Para a gente dos primeiros tempos, o vento era uma força misteriosa, por vezes sem medida, que não se sabia donde vinha nem para onde ia, mas que se sentia, se admirava e temia, capaz de encapelar as ondas do mar, arrancar ou destruir árvores enormes. Deste significado vem para nós a ideia do Espírito de Deus como a energia, a força de Deus.

assim foi descrita a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos: De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de uma forte rajada de vento, que encheu toda a casa em que [os apóstolos] se encontravam. Muitas vezes, esta força exprimia-se fisicamente, como em Sansão, Saúl, Gedeão, grandes figuras do antigo Testamento. Outras, tornava-se permanente, como em Moisés, Josué, Elias. Outras ainda, comunicava-se às pessoas como sabedoria extraordinária. Em Génesis (1,2) o espírito de Deus planava sobre as águas, para lhes transmitir o dom da vida.comunicado ao homem, o Espírito de Deus dá-lhe a virtude moral, como vemos em grandes santos, como Santo agostinho e São João de Deus. Por Ele, a pessoa renova-se a si própria e ajuda outros a renovarem-se, segundo Deus. Foi o Espírito de Deus que deu aos mártires a força para testemunharem Cristo, mesmo nas piores torturas, ou a fazerem acções de extraordinária coragem para preservarem a virtude, como a nossa alexandrina de Balasar.

Quando um cristão é capaz de partilhar com outras pessoas as graças e os dons recebidos de Deus, podemos dizer que é o Espírito do Senhor que trabalha nessa pessoa.como diz o salmo: Vinde e escutai, vou narrar-vos as maravilhas que o Senhor fez em mim (Salmo 65,16). É o Espírito de Deus que habita no nosso coração desde o momento do nosso Baptismo. Em Portugal a devoção ao Divino Espírito Santo desenvolveu-se consideravelmente pela acção da Rainha Santa Isabel.como diz um autor: ” a Rainha Santa Isabel (1271-1325) e el-rei D. Dinis, seu marido, foram os autores da festa que (em Portugal) se chama do Espírito Santo, cuja solenidade foi tão célebre por todo o reino (… ) E entre outras devoções, para celebrar a festa do Espírito Santo, a Rainha Santa, na festa de Pentecostes, instituiu um bodo com abundância de pão, bolos, carne e outras coisas comestíveis”, para distribuir pelos pobres. Por inúmeras partes do mundo espalharam os nossos irmãos e irmãs dos açores essa mesma devoção ao Divino Espírito Santo.

Se fôssemos sempre dóceis ao Divino Espírito Santo, receberíamos constantemente os seus dons e os seus frutos que são a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio de si próprio (Gal 5,22-23). No Cenáculo, ao prepararem-se para a vinda do Espírito Santo, tiveram os apóstolos a companhia e a ajuda da Virgem Santa Maria, companhia e ajuda que todos nós temos como filhos seus e da Terra de Santa Maria.