a Somália está a perder uma geração marcada pela instabilidade da guerra civil e pode perder mais se nada for feito.combater, drogar-se ou fugir são as alternativas à disposição dos somalis
a Somália está a perder uma geração marcada pela instabilidade da guerra civil e pode perder mais se nada for feito.combater, drogar-se ou fugir são as alternativas à disposição dos somalisMais de metade da população somali nasceu depois da queda do regime de Mohamed Siad Barre, em 1991. O país do Corno de África vive desde então uma violenta guerra civil que já vitimou dezenas de milhares de pessoas. a instabilidade marcou a vida de toda uma geração: jovens que cresceram sem oportunidades de educação e trabalho, obrigados a deslocarem-se dentro do seu país, vezes sem fim. Segundo ahmed Dini, activista da sociedade civil, a juventude somali encontrou três formas de poder sobreviver: juntar-se a grupos combatentes, consumir drogas, ou tentar aceder à Europa.

Se nada for feito para acabar com o conflito, pode perder-se definitivamente várias gerações. Se não encontrarmos uma solução para as dificuldades dos jovens, os problemas da Somália podem perdurar durante os próximos 20 anos, alerta ahmed Dini, citado pela agência IRIN. De acordo com as Nações Unidas, pelo menos 2,4 milhões de somalis necessitam de ajuda humanitária para viver. Cerca de 600 mil cidadãos estão refugiados nos países vizinhos. a esperança média de vida ronda os 50 anos.