Crianças pobres e abandonadas de Luanda contam, há um mês, com o apoio de uma casa de acolhimento de menores, chamada «Zeferino Namuncurá». O edifício foi reabilitado e é agora gerido por uma organização de voluntários salesianos
Crianças pobres e abandonadas de Luanda contam, há um mês, com o apoio de uma casa de acolhimento de menores, chamada «Zeferino Namuncurá». O edifício foi reabilitado e é agora gerido por uma organização de voluntários salesianosSituada no bairro Boa Vista, um dos mais pobres de Luanda, capital de angola, a casa acolhe actualmente 11 jovens arrancados à rua. Já estão todos envolvidos num caminho que faz parte de um projecto de recuperação e inserção na sociedade, orientado pela organização salesiana Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento. a reestruturação da casa foi possível graças a um projecto ligado ao Governo Provincial de Luanda, preocupado com a protecção social das crianças. a governadora angolana Francisca do Espírito Santo tem promovido diversas actividades em favor das crianças e para a prevenção criminal.

a organização salesiana pretende oferecer às crianças e jovens de risco da capital angolana lugares seguros onde possam crescer e formar-se integralmente. Presente em angola desde 1991, esta organização opera em diversos sectores, entre os quais a educação, tutela da saúde, formação profissional e defesa dos direitos humanos. Nos últimos anos concentrou a sua actividade nas províncias de Luanda e Moxico, onde tem prestado maior atenção à formação de formadores locais, juntamente com o ensino escolar, sobretudo a alfabetização, a educação para o desenvolvimento e os direitos humanos.

Foram organizados cursos que beneficiaram mais de 500 formadores, entre professores e animadores de grupos juvenis. Em acções de sensibilização foram envolvidas mais de sete mil pessoas e cerca de 750 agentes “seniores” de alfabetização participaram em cursos de actualização. Entre outras actividades, foram realizados cursos de informática e, através da rádio e da imprensa, diversas iniciativas de sensibilização sobre direitos humanos.