Projectos combatem a emigração clandestina entre as camadas mais jovens, na Guiné-conacri. Em 2010, a Bélgica recebeu mensalmente cerca de 200 refugiados em situação de vulnerabilidade
Projectos combatem a emigração clandestina entre as camadas mais jovens, na Guiné-conacri. Em 2010, a Bélgica recebeu mensalmente cerca de 200 refugiados em situação de vulnerabilidade a Organização Internacional para as Migrações (OIM) apoia um projecto de reinserção económica na Guiné Conacri para combater a emigração clandestina. 500 jovens licenciados de todo o país estão abrangidos pela iniciativa financiada pela Suíça. O objectivo é evitar que os jovens caiam na tentação da emigração clandestina, revela a agência Panapress. De Outubro de 2010 a Fevereiro de 2011, cerca de 29 foram expulsos de países do norte da Europa e de Israel, onde estiveram detidos durante vários meses.

Vários outros guineenses continuam detidos em angola e em Moçambique. Nós queremos evitar tais situações, o que nos incitou a executar um programa de reintegração dos expulsos graças ao financiamento de várias actividades geradoras de receitas, nomeadamente o comércio geral, salões de cabeleiras e a restauração, explicou o chefe de missão da OIM, ali abdi.

Segundo o responsável, em 2010, a Bélgica recebeu mensalmente cerca de 200 refugiados, da Guiné-conacri; grande parte são alunos e estudantes privados de assistência social.com o intuito de dissuadir os jovens de emigrar de forma clandestina, a OIM lançou campanhas de sensibilização em duas universidades guineenses.