Papa lembra viagem à Croácia e assinala o papel da família cristã na Igreja e na sociedade de hoje
Papa lembra viagem à Croácia e assinala o papel da família cristã na Igreja e na sociedade de hojeO desafio urgente colocado aos povos da Europa é: Não terem medo do Deus de Jesus Cristo, que nada tira da liberdade mas restitui-a a si mesma e dá-lhe o horizonte de uma esperança de confiança, afirmou Bento XVI durante a audiência geral desta quarta-feira. aos fiéis lembrou a sua viagem à Croácia, vivida no contexto da novena de Pentecostes, para assinalar que a mais profunda vocação da Europa consiste em guardar e renovar um humanismo que coloque no centro a consciência do homem, a sua abertura transcendente e ao mesmo tempo a sua realidade histórica.

O Pontífice participou na primeira Jornada nacional das famílias católicas croatas, motivo desta viagem aquele país. Na Europa de hoje, as nações de sólida tradição cristã têm uma especial responsabilidade em defender e promover o valor da família fundada no matrimónio, que continua a ser decisiva no campo educativo e no campo social, afirmou, citado pela Radio Vaticano.

Num tempo em que se constata a multiplicação das separações e dos divórcios, o Papa realçou que o matrimónio é a união de um homem e de uma mulher. a primeira educação para a fé, assinalou Bento XVI, consiste no testemunho da fidelidade ao pacto conjugal: a partir dela os filhos aprendem sem palavras que Deus é amor fiel, paciente, respeitoso e generoso.

Num país que se prepara para entrar na União Europeia, e com grande tradição cultural croata, recordei a profunda vocação da Europa de zelar e renovar um humanismo que possui raízes cristãs, sublinhou o Santo Padre. O sucessor de Pedro saudou com grande afecto e alegria, de modo especial , quantos vieram de Portugal e do Brasil.