actividades relacionadas com a pecuária e a agricultura incentivam a degradação da floresta. Em volume, a amazónia perdeu 4,7 bilhões de metros cúbicos de madeira
actividades relacionadas com a pecuária e a agricultura incentivam a degradação da floresta. Em volume, a amazónia perdeu 4,7 bilhões de metros cúbicos de madeiraaté 2002, a amazónia perdeu 2,6 bilhões de árvores devido à desflorestação, ou seja 15,3 por cento da sua vegetação. Em volume, a região perdeu 4,7 bilhões de metros cúbicos de madeira. Os dados avançados por um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado recentemente, aponta para um agravamento da situação nas últimas quatro décadas, com especial incidência na zona sul e leste.
O Instituto destaca o impacto da actividade humana na desflorestação da amazónia. Este verifica-se em particular na retirada de vegetação para formação de pastos. a pecuária e a agricultura são as duas principais actividades na origem desse facto. O que se vê é a fragmentação da floresta com todas as suas consequências, social e ambiental, alerta o documento. a amazónia ocupa cerca de 60 por cento do território brasileiro e abriga 24 milhões de pessoas.