Na igreja de São Tiago, catedral de Tete, tomou posse, a 5 de Junho, Inácio Saúre, recém-ordenado bispo. Presentes as autoridades eclesiásticas e civis, foram testemunhas do acto o presbitério diocesano, religiosos e religiosas, e grande número de fiéis
Na igreja de São Tiago, catedral de Tete, tomou posse, a 5 de Junho, Inácio Saúre, recém-ordenado bispo. Presentes as autoridades eclesiásticas e civis, foram testemunhas do acto o presbitério diocesano, religiosos e religiosas, e grande número de fiéisCentenas de católicos da cidade de Tete e das comunidades vizinhas reuniram-se na catedral da cidade para acolher o seu novo pastor. Concelebrada por sete bispos e por muitos sacerdotes da diocese e das dioceses vizinhas, a missa foi vivida num clima de fé e de festa.com a pompa devida à circunstância e com a marca da autenticidade cultural local, o novo bispo foi recebido com cânticos, gestos e símbolos locais. após a homília, foi apresentada e lida publicamente a bula apostólica de nomeação, isto é a carta da Santa Sé, dando posse canónica da diocese de Tete ao novo bispo, Inácio Saúre.

Na sua mensagem, o prelado reiterou a sua disponibilidade para servir o povo da diocese a ele confiada e apontou como prioridades a evangelização, a formação dos agentes de pastoral, a juventude e a pastoral social. Trata-se de um ambicioso e corajoso propósito de intervenção pastoral e social. É o projecto de quem se propõe actuar por dentro e a fundo, abrindo as portas e convidando para o trabalho diocesanos, congregações religiosas e leigos. Todos se sentiram convocados e incluídos.

Sem Bispo desde 2009, a diocese de Tete estava a ser governada pelo administrador apostólico, Tiago Palagi, que conduziu e preparou devidamente a Igreja de Tete neste período de transição. Criada a 6 de Maio de 1962, desmembrada da diocese da Beira, Tete conta com 27 paróquias/missões; 36 sacerdotes, dos quais sete são diocesanos e os restantes religiosos. a diocese é atravessada de Oeste a Leste pelo rio Zambeze, em cujas margens fica a cidade de Tete. Inácio Saúre é o segundo bispo dos Missionários da Consolata em Moçambique, tendo tomado posse da região que foi o primeiro campo de trabalho dos Missionários da Consolata, entre 1926 e 1932. ao novo bispo desejamos um fecundo episcopado, como mestre da fé, pai-pastor-servidor da Igreja de Tete e fazemos votos que seja digno continuador de gerações de missionários, que honram esta Igreja local.