Calcula-se que em 2050, o planeta terá mais de nove mil milhões de habitantes. as sociedades devem adaptar-se de forma a garantir que todos possam ter comida no prato, apela a OXFaM
Calcula-se que em 2050, o planeta terá mais de nove mil milhões de habitantes. as sociedades devem adaptar-se de forma a garantir que todos possam ter comida no prato, apela a OXFaMactualmente, perto de um bilhão de pessoas passa fome. O problema não resulta de uma insuficiente produção, mas sim porque há um sistema profundamente injusto, defende a organização. a OXFaM constata a existência de métodos de produção que esgotam e destroem os recursos naturais dos quais a humanidade depende. O preço dos alimentos e do petróleo, as alterações climáticas e a desigualdade entre homens e mulheres são questões interligadas que contribuem para um sistema alimentar mundial dominado por alguns governos de forma desmesurada, aponta. Precisamos de novas formas de pensar e de novas ideias com a promessa de um mundo melhor para todos e não só para alguns privilegiados, defende.

Com o objectivo de promover a mudança, a OXFaM desenvolve uma campanha intitulada Cultivemos, na qual todos podem participar manifestando as suas opiniões. a acção apresenta três grandes desafios: produzir melhor, partilhar melhor e viver melhor. Trata-se de permitir que milhares de cidadãos no mundo tenham acesso à terra e aos recursos de que necessitam para subsistir; garantir que ninguém passe fome e que os ganhos sejam repartidos por todos; por fim, repensar conceitos de forma a proteger os recursos do planeta e lutar contra o aquecimento do clima. Para aderir à campanha clique aqui.