Ban Ki-moon recandidata-se para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, que exerce desde 2007. Na sua função, tem actuado como «construtor de pontes», um reconciliador, explicou
Ban Ki-moon recandidata-se para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, que exerce desde 2007. Na sua função, tem actuado como «construtor de pontes», um reconciliador, explicouO secretário-geral das Nações Unidas (ONU) anunciou ontem, em Nova Iorque, que vai concorrer para um novo mandato de cinco anos em Janeiro de 2012. O secretário-geral da organização é nomeado pela assembleia-geral sob recomendação do Conselho de Segurança. aos jornalistas, Ban Ki-moon explicou que tem assumido o papel de construtor de pontes: um reconciliador entre os países-membros e os parceiros globais da organização. O consenso é fundamental, considera.

Ban Ki-moon destacou a situação da Síria. Manifestou a profunda preocupação da ONU com o país, em particular em relação aos abusos cometidos contra as crianças. a onda de protestos e os apelos à democracia têm sido fortemente reprimidos pelas forças de segurança do país. Os crimes devem ser investigados e os civis devem ser respeitados; para haver um diálogo eficaz é preciso primeiro acabar com a violência, defendeu.