Durante a missa celebrada na cripta da basílica de São Pedro, em Roma, junto ao túmulo do apóstolo, missionários da Consolata reunidos em Capítulo geral reafirmam a comunhão com a Igreja na pessoa do Santo Padre
Durante a missa celebrada na cripta da basílica de São Pedro, em Roma, junto ao túmulo do apóstolo, missionários da Consolata reunidos em Capítulo geral reafirmam a comunhão com a Igreja na pessoa do Santo PadreFiéis ao Fundador, professamos plena adesão ao Papa, acolhemos em espírito de fé os seus ensinamentos e seguimos docilmente as suas orientações”, afirmou aquileu Fiorentini, superior geral, no início da celebração por ele presidida. Na ocasião, explicou que a celebração realizada naquele lugar histórico teve por objectivo “reafirmar o vínculo da Congregação à obra de Evangelização da Igreja, em cuja missão se encontra intimamente envolvida. Citando as Constituições do Instituto, aquileu Fiorentini destacou que o Instituto e cada um dos seus membros distinguem-se pelo amor, fidelidade e adesão ao Papa e aos bispos, seguindo as orientações da Santa Sé”.

Durante a homilia, o monge da fraternidade monástica de Ruviano, no sul da Itália, Fabrizio Cristarella, dirigiu a palavra aos capitulares. a organização do capítulo geral convidou-o para orientar um dia de retiro espiritual que teve como tema o discernimento iniciado justamente junto ao túmulo de São Pedro. Em três meditações, o pregador destacou algumas chaves para colocar os missionários capitulares em estado constante de discernimento em vista da preparação para a eleição do superior geral e seus conselheiros. a eleição do novo governo da congregação, que deverá acompanhar o trabalho do Instituto nos quatro continentes, deverá acontecer a 8 e 9 de Junho próximos.
O 12º capítulo geral iniciou a 9 de Maio e encerrará os seus trabalhos a 20 de Junho próximo. O encerramento terá lugar, com uma celebração com todos os capitulares, no Santuário Nossa Senhora Consolata em Turim, norte da Itália, berço do instituto fundado pelo beato José allamano, em 1901.