Novo relatório da agência das Nações Unidas para a SID a indica que o número de novas infecções pelo ví­rus HIV diminuiu 25 por cento na última década. No entanto cerca de 2. 500 jovens são infectados pelo HIV, diariamente, em todo o mundo
Novo relatório da agência das Nações Unidas para a SID a indica que o número de novas infecções pelo ví­rus HIV diminuiu 25 por cento na última década. No entanto cerca de 2. 500 jovens são infectados pelo HIV, diariamente, em todo o mundo a agência das Nações Unidas para a SID a – UNaIDS – revela no seu relatório, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais, que o número de mortes relacionadas com o vírus HIV diminuiu e que, no campo do acesso ao tratamento e à prevenção, foram feitos avanços sem precedentes. No entanto, o relatório mostra que os avanços são desequilibrados. De facto, divergem muito de país para país e estão ainda longe das metas traçadas para o planeta.

De acordo com os dados oficiais, no final de 2010, mais de 34 milhões de pessoas estavam infectadas com o vírus HIV, incluindo 2,6 milhões de pessoas que foram contaminadas em 2009. Estimativas das Nações Unidas indicam que 6,6 milhões de pessoas em países de rendimentos baixos e médios recebiam tratamento médico contra o HIV no final do ano passado, mas outros nove milhões de pessoas que deveriam receber o mesmo apoio não estavam incluídas nos programas de acompanhamento médico.
ainda segundo o mesmo relatório, cerca de 2. 500 jovens são infectados pelo HIV, diariamente, em todo o mundo. a persistência do HIV entre jovens diminuiu ligeiramente, mas as adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção por conta de sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão. as pessoas com idades entre 15 e 24 anos concentram 41 por cento das novas infecções entre adultos com mais de 15 anos em 2009. Em todo o mundo, cinco milhões de jovens viviam com HIV no mesmo período. a maioria deles vive na África subsaariana, é mulher e não sabe que foi infectada. O início da adolescência é o momento oportuno para travar a epidemia no mundo, pois é o período que antecede o início de uma vida sexual activa.