Primeira visita de Bento XVI à Croácia já terminou. Forte tempestade obrigou a mudança do protocolo de despedida
Primeira visita de Bento XVI à Croácia já terminou. Forte tempestade obrigou a mudança do protocolo de despedidaO Papa denunciou a desintegração da família na Europa, durante a Eucaristia a que presidiu e em que participaram 400 mil pessoas. Bento XVI pediu aos casais que se comprometam a casar e ter filhos, e não somente a viver juntos. Queridas famílias, alegrai-vos com a paternidade e a maternidade! a abertura à vida é sinal de abertura ao futuro, de confiança no futuro, tal como o respeito da moral natural, antes que mortificar a pessoa, liberta-a. O bem da família é igualmente o bem da Igreja, afirmou.
O Pontífice enfatizou os valores tradicionais da família e reafirmou a oposição ao aborto. Durante a homilia, o Santo Padre referiu-se à dimensão missionária da família, na educação dos filhos e em geral na participação activa na missão da Igreja e na vida da sociedade.
Como dizia João Paulo II, uma família autêntica, fundada no matrimónio, é em si mesma uma “boa notícia” para o mundo. Na sociedade actual, é muito necessária e urgente a presença de famílias cristãs exemplares. Infelizmente temos de constatar, sobretudo na Europa, o aumento de uma secularização que leva a deixar Deus à margem da vida e a uma crescente desagregação da família, explicou.
Bento XVI fez notar que se absolutiza uma liberdade sem compromisso com a verdade, cultivando-se como ideal o bem-estar individual através do consumo de bens materiais e de experiências efémeras, descuidando a qualidade das relações com as pessoas e os valores humanos mais profundos. Por outro lado – observou ainda reduz-se o amor a mera emoção sentimental e à satisfação de impulsos instintivos, sem um empenho em construir laços duradouros de mútua pertença e sem abertura à vida.