«Cada vez mais a máquina incorpora a pessoa», afirmou Manuel Clemente que considerou os benefí­cios da revolução digital. Pode ajudar na «humanização da vida»
«Cada vez mais a máquina incorpora a pessoa», afirmou Manuel Clemente que considerou os benefí­cios da revolução digital. Pode ajudar na «humanização da vida»O ganho da revolução digital em curso está na possibilidade que dá e que se verifica de personalizar a máquina, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura e Bens Culturais. Manuel Clemente comentava a mensagem do Papa para este dia, num encontro realizado em Lisboa, para jornalistas e responsáveis de órgãos de comunicação, sobretudo cristãos.
O prelado manifestou-se optimista com o desenvolvimento desta revolução digital em curso. Isto apesar dos perigos do virtualismo, a era digital pode ajudar na humanização da vida. Mas isso requer autenticidade, acrescentou Manuel Clemente.
Em Fátima, neste 45º Dia mundial das comunicações sociais, os operadores dos meios de comunicação social foram recordados. O Rosário teve como intenção principal a oração por todos aqueles que estão por detrás dos meios de comunicação social, para que trabalhem com autenticidade e ao serviço da verdade.
Na homilia da Eucaristia, o bispo Manuel dos Santos exortou a viver a nossa fé com verdade, com empenho, testemunhando o Reino de Deus na nossa vida. O prelado recordou que Bento XVI, na sua mensagem para este dia quis abordar a nova cultura que está a desenvolver-se com as novas tecnologias de comunicação, ligadas à Internet.
O bispo da diocese de São Tomé e Príncipe reforçou a ideia do Papa de um estilo cristão de presença no mundo digital. E acrescentou: Não tenhamos medo das novas tecnologias de comunicação. Saibamos colocá-las ao serviço do Evangelho, dos valores fundamentais da pessoa humana. Saibamos ser anunciadores corajosos da Palavra do Senhor no mundo da Web, das redes sociais.
O ofertório, em todas as missas oficiais celebradas hoje no Santuário de Fátima, reverte a favor da pastoral dos meios de comunicação social da Igreja. Em 2010 este ofertório totalizou 15. 245,19 euros.