Homens da Galileia! Porque ficais aí­ parados a olhar para o céu? Jesus subiu para o Céu, mas há-de vir de novo, tal como o vistes subir, diz-nos a primeira leitura de hoje da festa da ascensão, actos dos apóstolos
Homens da Galileia! Porque ficais aí­ parados a olhar para o céu? Jesus subiu para o Céu, mas há-de vir de novo, tal como o vistes subir, diz-nos a primeira leitura de hoje da festa da ascensão, actos dos apóstolosBasta dizer ascensão a homilia está feita, exclamava o beato José allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. Não é preciso fazer sermão, basta apenas anunciá-lo. Esta solenidade penetra profundamente no nosso coração, enche a nossa alma de céu. afinal, o Céu é a finalidade última da existência humana.como dizia o catecismo antigo: Fomos criados para conhecermos e amarmos a Deus aqui na terra, e para d’Ele gozarmos depois no paraíso. a ascensão termina a presença histórica de Cristo na terra e dá início ao trabalho evangelizador da Igreja. Na mente de Deus, o programa da salvação da humanidade é muito simples: o seu Filho Unigénito, o Verbo Eterno, desceu à terra e formou para si próprio um corpo humano no seio da Virgem Maria; pregou as verdades que levam a humanidade à salvação; sofreu uma paixão e uma morte dolorosíssimas; ressuscitou dos mortos, também para partilhar essa sua nova vida connosco; e voltou para o seio do Pai no Céu, donde virá para julgar os vivos e os mortos.

No mundo e sociedade cheios de problemas, que marcam profundamente a existência da maior parte dos membros da humanidade, a meta do Céu é um alívio e uma esperança certa para aqueles que acreditam nas palavras do Redentor. Professamos no credo da Missa: Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir, o Céu. Mas para o cristão completo, a festa da ascensão do Senhor tem outro aspecto essencial. Momentos antes de subir ao Céu, disse Jesus aos seus apóstolos: Ide e fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a cumprir tudo quanto vos mandei. E para que este trabalho não parecesse impossível ou difícil demais, o Senhor Jesus ajuntou: Estarei sempre convosco até ao fim dos séculos (Mateus 28,19-20).com estas palavras, Jesus assegura o cumprimento da antiga promessa da presença divina na comunidade cristã.

Cada cristão tem a sua vocação descrita na primeira leitura desta festa, que reza assim: Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, na Samaria e até aos confins da terra. aqui nos encontramos nós perfeitamente definidos: sermos testemunhas activas de Cristo, de tudo o que Ele é e fez no campo da salvação, por toda a parte em que nos encontramos. Voluntários da salvação, eis o nosso lema. Que maravilha ver tantos irmãos e irmãs nossas partirem para outras terras para lá anunciarem o Senhor Jesus! Que maravilha ver os que ficam na própria terra para aí anunciarem o Senhor Jesus! Testemunhas! Corações, almas e corpos entrelaçados a fazer cristandade, a fazer novos amigos para Cristo. Em união de todos, uns com os outros, os que vão e os que ficam: uma só família, um só dever, uma só glória. Todos anunciando a Cristo, como Maria na aldeia da sua prima Isabel. Ide, Eu estarei convosco até ao fim dos tempos!.