O livro, agora lançado, recupera uma memória de trinta anos de «militância anónima levada a cabo por um exército de voluntários da sociedade civil» que «lutou pela solidariedade».

O livro, agora lançado, recupera uma memória de trinta anos de «militância anónima levada a cabo por um exército de voluntários da sociedade civil» que «lutou pela solidariedade».

a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade editou o livro UIPSS/CNIS – 30 anos ao serviço da solidariedade para comemorar as três décadas de vida associativa. É uma publicação que retrata as relações com os poderes públicos, recorda as lideranças, sedimenta o pensamento e acção, elabora algumas perspectivas sociais e detalha as instituições que estão inscritas actualmente na Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, adianta em comunicado.
O presidente da CNIS assinala que a obra pretende evocar a visão dos homens que há 30 anos souberam congregar as vontades generosas e voluntárias que frutificavam no país sob a forma de instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Lino Maia sublinha ainda que o livro pretende comemorar a preservação desse fermento social que fez crescer o número de IPSS, a capacidade de adaptação das instituições à mudança dos tempos e dos problemas, e a versatilidade e dedicação dos dirigentes voluntários incansáveis na busca de respostas e soluções.
Recupera uma memória de trinta anos de militância anónima levada a cabo por um exército de voluntários da sociedade civil, gente que lutou firmemente contra a injustiça, a desigualdade, o abandono, a descriminação, a marginalização, a doença, a velhice, a pobreza. a obra foi escrita pelos jornalistas Victor Pinto e Pedro Vasco Oliveira, com recurso aos testemunhos dos que estiveram envolvidos na constrição da União e da Confederação.