Qual era a pedagogia de allamano? Como é que mais de um século depois ela pode ajudar a família Missionária da Consolata a seguir as suas pisadas e a viver este Espírito de família e união de intentos?
Qual era a pedagogia de allamano? Como é que mais de um século depois ela pode ajudar a família Missionária da Consolata a seguir as suas pisadas e a viver este Espírito de família e união de intentos?Numa sociedade holista, secularizada e descomprometida com a Igreja e com a religião, muitas vezes sem fé, como responder aos apelos que nos vêm do mundo em que vivemos? Motivados a aprofundar o estilo allamaniano-consolatino de como abordar a pessoa, o Grupo de Reflexão allamano (GRa) está a preparar uma acção de formação com a irmã Melania Lessa.
a religiosa da Consolata estará em Portugal de 29 de Outubro a 1 de Novembro, para responder ao desafio lançado. a reflexão abordará a sociedade e a Igreja no mundo actual, para depois apontar luzes que o carisma allamaniano oferece para a missão no dia-a-dia.

Na preparação deste encontro, aberto à Família Missionária da Consolata, o GRa, elemento mais novo desta mesma Família (da Consolata) e que se dedica particularmente à reflexão de temas ligados à missão, está a fazer uma análise do tema e a responder ao desafio já proposto.

O amor do beato José allamano à Eucaristia e às missões, apesar de nunca ter saído de Itália por motivos de saúde, a oração, a santidade e o espírito de família e unidade de intentos, bem como a consolação são características próprias que definem o Instituto Missionário da Consolata (IMC), fundado em 1901. Uma co-fundação que atribuiu sempre a Nossa Senhora da Consolata e por isso o IMC assumiu como carisma a consolação.

a oradora e orientadora deste encontro, Melania Lessa é ex-superiora regional da Etiópia e actualmente superiora da casa mãe das Missionárias da Consolata de Turim. É brasileira e já assessorou um processo de reorganização pedagógica numa escola do Instituto Missionário da Consolata na argentina, baseando-se na pedagogia allamaniana.

O Grupo de Reflexão allamano nasceu em Outubro de 2006 e possui actualmente 13 elementos. Tal como o nome indica, dedica-se à reflexão de temas de cariz missionário e de aprofundamento da espiritualidade do beato José allamano. Reúne na segunda sexta-feira de cada mês, em Fátima.