a amazónia, a floresta do Congo e Borneo-Mekong representam um terço das florestas do planeta. Um encontro mundial visa um acordo de cooperação para a protecção das florestas e combate do aquecimento global
a amazónia, a floresta do Congo e Borneo-Mekong representam um terço das florestas do planeta. Um encontro mundial visa um acordo de cooperação para a protecção das florestas e combate do aquecimento globalRepresentantes de 30 países estão reunidos numa cimeira sobre florestas tropicais, a decorrer no Congo até 3 de Junho. O encontro visa um acordo de cooperação entre as nações com as maiores florestas tropicais do mundo (a amazónia, no Brasil, a floresta do Congo e Borneo-Mekong, no sudeste da Ásia). Espera-se que as medidas adoptadas possam servir de exemplo a outros países na preservação das suas florestas e combate do aquecimento global.

a amazónia, a floresta do Congo e Borneo-Mekong representam um terço das florestas do planeta. São fundamentais para a regulação do clima, protecção da biodiversidade do planeta e para a sobrevivência das populações locais. abrigam 80 por cento da biodiversidade terrestre e 300 milhões de pessoas. Para Cláudio Mareti, especialista da rede para a conservação da natureza, WWF, o acordo de cooperação é uma grande oportunidade pois ajuda a expandir áreas protegidas, promove a troca de informações e experiências e harmoniza políticas sociais e económicas.