aumento de casos de crianças envolvidas em actividades laborais preocupa docente da Universidade Metodista de angola. Investigador sugere que Estado, Igreja e organizações não governamentais apoiem as famílias para esta situação não se concretizar
aumento de casos de crianças envolvidas em actividades laborais preocupa docente da Universidade Metodista de angola. Investigador sugere que Estado, Igreja e organizações não governamentais apoiem as famílias para esta situação não se concretizaralberto Samuel revela que muitas crianças são submetidas pelos pais a trabalharem devido aos elevados custos de vida que enfrentam, situação que compromete o seu futuro. À agência de notícias angolana angop, o professor da Universidade realçou que há pais que obrigam as suas crianças a irem a busca do sustento para satisfazer as suas necessidades e das suas famílias.
Os estudos efectuados e que estão a ser efectuados apontam para o envolvimento de menores em trabalho infantil informal nas minas de diamantes, agricultura e pastorícia, doméstico, em oficinas, cobradores, engraxadores, lavadores de carro e guardadores de automóveis, entre outros, explicou. Para o investigador, as principais causas do trabalho infantil estão relacionadas com os factores da vulnerabilidade das famílias e outros de natureza sociocultural.

Por outro lado, o sociólogo Carvalho Kibetuca admitiu ser maior o número de crianças envolvidas no trabalho infantil em todo o país, muitas das quais em actividades que põem em perigo a sua vida. ainda que não haja dados concretos e estatísticos, o número de crianças afectadas aumentou, sublinha. Existem famílias em que os adultos ainda estão em condições de trabalhar, mas, ainda assim, enviam as suas crianças para as ruas em busca de dinheiro para o seu sustento, lamentou. Uma situação que deveria, na sua opinião, criminalizar as famílias que o fazem.

O Dia mundial da criança foi instituído pelas Nações Unidas, para chamar a atenção dos adultos para uma maior preocupação com o bem-estar dos petizes. a data foi comemorada a primeira vez a 1 de Junho de 1950.com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de paz e fraternidade universais.

a 20 de Novembro de 1959 as varias dezenas de países que fazem parte das Nações Unidas aprovaram a Declaração dos direitos da criança. São 10 princípios que visam que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz. Em 1989, a ONU aprovou também a Convenção sobre os Direitos da Criança, um documento com 54 artigos e com leis de protecção dos mais pequenos. Em 1990, esta declaração tornou-se lei internacional.