Todas as crianças deveriam ser felizes, tal como o Francisco, o Rodrigo, a Catarina, a Rita e o Miguel!… Todas as crianças da Europa, da África, da Ásia, das américas, da Oceânia! Todas de todo o mundo!
Todas as crianças deveriam ser felizes, tal como o Francisco, o Rodrigo, a Catarina, a Rita e o Miguel!… Todas as crianças da Europa, da África, da Ásia, das américas, da Oceânia! Todas de todo o mundo!Olá, meninos e meninas!
Hoje é o vosso dia! Dia 1 de Junho é Dia Mundial da Criança. Já sabiam? É dia de festa para as crianças. Mas é também o dia para pensar nos vossos amiguinhos e amiguinhas que continuam a sofrer maus-tratos, doenças e fome. É o dia para recordar os meninos e meninas que continuam a ser postos de lado por serem diferentes.

Sabes quando foi o primeiro Dia Mundial da Criança? O primeiro foi em 1950. Depois da segunda Guerra Mundial, em 1945, muitos países ficaram muito destruídos e não tinham boas condições de vida. as crianças desses países viviam muito mal. Não havia comida e os pais andavam muito atarefados com os trabalhos e nem sequer tinham tempo para cuidar dos filhos. Muitas crianças eram órfãs. Os pais não tinham dinheiro e tiravam os filhos da escola. as crianças eram obrigadas a trabalhar, por vezes muitas horas. Tinham uma vida muito dura, sem terem tempo para brincar. Eram tempos difíceis!

Mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever. Viviam mal, tinham poucas condições para serem felizes e ficavam doentes. Em 1946, um grupo de países juntaram-se para tentar resolver estes problemas. Nasceu assim uma organização que se chama UNICEF. Ela quer que todas as crianças do mundo tenham o que é preciso para serem felizes. Mas nem todos os países do mundo se interessam pelos direitos das crianças. Por isso, em 1950, uma organização de mulheres sugeriu que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado, pela primeira vez, logo a 1 de Junho desse ano.

Com este dia, os estados que formam as Nações Unidas, aceitaram reconhecer às crianças, sem olhar à raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito ao afecto, ao amor e à compreensão; à alimentação adequada, aos cuidados médicos; à educação gratuita, à protecção contra a exploração e a crescer num clima de paz e à fraternidade universal. ainda levou nove anos para que esses direitos fossem aprovados e assinados numa declaração. Mais tarde vieram outros escritos, todos pensados para que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.