O preço médio dos alimentos-base vai duplicar nos próximos 20 anos, alerta a organização não-governamental Oxfam. Campanha «Crescer» foi lançada em 45 países e visa a erradicação da fome
O preço médio dos alimentos-base vai duplicar nos próximos 20 anos, alerta a organização não-governamental Oxfam. Campanha «Crescer» foi lançada em 45 países e visa a erradicação da fomeO sistema alimentar tem de ser reformado para podermos ultrapassar os desafios crescentes das alterações climáticas, escalada do preço dos alimentos e falta de terras, água e energia. Temos de remeter a fome para a história, afirmou a presidente da Oxfam, na apresentação da campanha e do relatório Crescendo para um Futuro Melhor, adianta a Lusa. Barbara Stocking diz que estamos a caminhar sonambulamente em direcção a uma era de crise evitável.
O relatório indica que se não forem tomadas medidas urgentes, o preço dos alimentos-base como o trigo ou milho vai mais do que duplicar nas próximas duas décadas. Isso fará disparar os casos de fome, que afecta mil milhões de pessoas em todo o mundo, actualmente. as alterações climáticas deverão afectar principalmente os mais pobres, que gastam perto de 80 por cento do seu rendimento em alimentação.

a Oxfam lançou a campanha Crescer, para combater a fome a nível global, patrocinada pelo ex-presidente brasileiro Lula da Silva. Foi lançada em 45 países, e visa contribuir para a erradicação da fome, bem como denunciar os governos e empresas que estão a contribuir para a crise alimentar. Não há desculpas. Temos a capacidade de alimentar toda a gente no planeta agora e no futuro. Se houver vontade política, a ninguém será negado o direito humano fundamental de estar livre da fome, afirmou Lula da Silva.