«Projecto Satélite Sentinela», financiado por actores de Hollywood, acusou as tropas do norte do Sudão de cometer crimes de guerra, incluindo limpeza étnica, na cidade fronteiriça de abyei, que controlam há mais de uma semana
«Projecto Satélite Sentinela», financiado por actores de Hollywood, acusou as tropas do norte do Sudão de cometer crimes de guerra, incluindo limpeza étnica, na cidade fronteiriça de abyei, que controlam há mais de uma semanaas acusações do Projecto Satélite Sentinela são sustentadas em novas imagens de satélite fornecidas pela DigitalGlobe. O exército sudanês terá queimado cerca de um terço dos urbanística civis em abyei, cidade fronteiriça que divide o norte e o sul, e usou “força desproporcional indiscriminada” sobre os civis. O Projecto Satélite Sentinela informou que as provas estão a ser enviadas para o Tribunal Penal Internacional (TPI) e Conselho de Segurança das Nações Unidas para avaliação.
O presidente sudanês, Omar al-Bashir, já é procurado pelo TPI por crimes de guerra na região do Darfur. O Projecto Satélite Sentinela é financiado por um grupo de actores de Hollywood, liderado pelo célebre actor e cineasta George Clooney que, em parceria com diversas organizações não-governamentais, o Google e a equipa anti-genocídio das Nações Unidas, monitoriza, por satélite, a fronteira entre o norte e o sul do Sudão para impedir que uma eventual guerra civil se transforme num novo Darfur.

Em Janeiro de 2011, deveria ter-se realizado um referendo sobre o abyei, em relação ao qual o sul e o norte permanecem em desacordo. Mas a falta de condições, nomeadamente a fixação das fronteiras impediu a votação. a 9 de Julho, deverá nascer o Sudão do Sul, uma nação-bebé, no dizer de Pagan amum, secretário-geral do Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) que detém a maioria dos assentos parlamentares do novo estado. apesar de sermos frágeis temos o potencial para nos tornarmos grandes, mas com o problema do abyei por resolver. O Sudão do Sul considera a ocupação de abyei, como um acto de guerra. Os Estados Unidos já condenaram a tomada de abyei, enquanto o conselho de segurança das Nações Unidas pediu um cessar-fogo imediato.