Bento XVI estará na Croácia, a 4 e 5 de Junho, em visita pastoral, por ocasião da Jornada nacional das famílias católicas daquele país
Bento XVI estará na Croácia, a 4 e 5 de Junho, em visita pastoral, por ocasião da Jornada nacional das famílias católicas daquele paísNo sábado, o Pontífice encontra-se com o presidente da República e com o primeiro ministro. Da agenda da visita faz parte, à tarde, um encontro com personalidades da sociedade civil, do mundo político, académico, cultural e empreendedor, com o corpo diplomático e com os líderes religiosos. Já à noite, acontece uma Vigília de oração com os jovens. No domingo de manhã, o Santo Padre preside à Santa Missa por ocasião da Jornada Nacional das famílias católicas croatas. Dali recita a oração mariana do Regina Coeli. À tarde reza as Vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas na catedral de assunção. Regressa a Itália ao fim do dia. Esta visita é um regresso, porque ele próprio ali esteve por diversas vezes, como cardeal, assinala o porta-voz da Santa Sé. Nos últimos 20 anos foram três a visitas que Ratzinger efectuou à Croácia. É, num certo sentido, de casa, referiu o padre Frederico Lombardi num editorial referente a esta viagem apostólica. País com profundas raízes cristãs e católicas, mantidas fielmente nos tempos difíceis que não faltaram especialmente no século passado, fidelidade retribuída pela sincera proximidade e solidariedade da Santa Sé, afirma. a Croácia vive agora o desafio da secularização: a família e a juventude são campos cruciais para a enfrentar, defende o director da Rádio Vaticano. Por isso o momento central desta visita de dois dias, é a participação do Papa no primeiro encontro das famílias católicas croatas e no encontro dos jovens que ali se celebra de dois em dois anos. O lema da visita é Juntamente com Cristo.
É esperada a participação de 15 mil pessoas da arquidiocese de Split-Makarska para o encontro com o Papa. a visita de Bento XVI é uma oportunidade feliz que enriquece a Igreja e a sociedade inteira, afirma o arcebispo de Split Makarska. Marin Barisic manifesta a alegria e satisfação do sucessor de Pedro participar deste momento histórico que é significativo para o nosso presente e abrir um futuro melhor para todos nós, adianta agência de notícias Ika. O Santo Padre vai participar no Dia nacional de famílias católicas para incentivar as famílias croatas neste momento difícil de crise e lhes enviar uma mensagem profética, uma mensagem de fé e esperança, diz o arcebispo. Marin Barisic expressa um apelo ao Pontífice: Santo Padre, seja bem-vindo em nossa Zagreb. Incentive todas as nossas famílias e faça da nossa Croácia uma família.