O aumento do preço de alimentos de base como o feijão coloca seriamente em risco a segurança alimentar do povo guatemalteco. Promover trabalho temporário é uma solução digna
O aumento do preço de alimentos de base como o feijão coloca seriamente em risco a segurança alimentar do povo guatemalteco. Promover trabalho temporário é uma solução dignaUm relatório da organização, action Contre la Faim (aCF), revela que milhares de famílias da Guatemala enfrentam uma crise alimentar. a falta de alimentos de base como o milho e o feijão colocam em risco a saúde de grande parte da população. alterações do clima afectam as colheitas e levam ao aumento do preço dos alimentos, a nível local. Nos últimos meses, em algumas regiões, o milho e o feijão sofreram um aumento de 35 por cento.

a situação é tão dramática que a aCF receia que algumas famílias tenham de vender bens para conseguir comprar alimentos. Distribuir comida não é solução, defende a organização. a opção é desenvolver programas de promoção de trabalho remunerado: dinheiro em troca da prestação de serviços. Oferecer um trabalho temporário não qualificado mostra mais respeito pela dignidade das pessoas do que distribuir-lhes comida, considera José Vivero, coordenador da organização na américa Central.