Milhares de refugiados sem assistência fogem do terror, denuncia o bispo de Malakal. a situação humanitária agrava-se, com o saque das reservas alimentares dos armazéns das Nações Unidas na região
Milhares de refugiados sem assistência fogem do terror, denuncia o bispo de Malakal. a situação humanitária agrava-se, com o saque das reservas alimentares dos armazéns das Nações Unidas na regiãoas tropas do norte do Sudão ocupam o abyei – um distrito disputado entre o Sudão e o Sudão do Sul, cujas fornteiras ainda não foram delimitadas – desde 21 de Maio. Diante da ofensiva militar, os habitantes fogem e os militares pilham e incendeiam as casas. a denúncia é feita à agência Fides por Roko Taban Mousa, administrador apostólico de Malakal, no sul do Sudão. Diversas habitações foram saqueadas e incendiadas. É assim que pretendem criar um clima de insegurança para tornar impossível o regresso da população local a abyei.

O prelado afirma que o exército de Cartum não tem intenção de deixar a zona. Vários milhares de pessoas fugiram da cidade e arredores e, há vários dias, encontram-se privados de qualquer assistência. até agora a situação humanitária não registou qualquer melhoria, tanto mais que as reservas alimentares das Nações Unidas presentes na zona foram pilhadas pelo exército do norte. a situação degradada levou a que pessoas de boa vontade do Sul do Sudão juntem alguns mantimentos e partam para os lugares onde se encontram os deslocados para os socorrer. apesar desta ajuda, a situação agrava-se. as chuvas continuam a cair sobre as áreas onde os refugiados se encontram.