Duas em cada cinco crianças vivem em situação de pobreza. São menores que vivem privação, ou seja, nem sempre fazem as refeições diárias porque a família não tem recursos
Duas em cada cinco crianças vivem em situação de pobreza. São menores que vivem privação, ou seja, nem sempre fazem as refeições diárias porque a família não tem recursosOs números são de um estudo que uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa fez e que tornará público no Dia mundial da criança, 1 de Junho. as crianças até aos 17 anos são o grupo mais vulnerável à pobreza, tendo ultrapassado o dos idosos, refere o jornal Público. Os investigadores amélia Bastos, Carla Machado e José Passos defendem que a pobreza não se confina nem se esgota na escassez de recursos monetários. E por isso, analisaram também as condições de vida – através do Inquérito às condições de vida e rendimentos.
Não há nenhuma criança que por razões económicas esteja privada de televisão, indica o estudo. 23 por cento vivem em alojamentos sobrelotados. Uma em cada quatro crianças (23 por cento) estava, em 2009, inserida em famílias com rendimentos abaixo do limiar de pobreza; 27 por cento viviam uma situação de privação. Em 11. 2 por cento dos casos (uma em cada dez crianças) a privação era acumulada com a ausência de rendimentos do seu agregado familiar, abaixo do limiar de pobreza.