Foram recolhidas 2. 309 toneladas de alimentos, na campanha realizada em 1. 560 superfí­cies comerciais do país
Foram recolhidas 2. 309 toneladas de alimentos, na campanha realizada em 1. 560 superfí­cies comerciais do paísVerificou-se um aumento de 14. 9 por cento nas doações, comparativamente com a recolha realizada em Maio do ano passado. Este resultado demonstra a extraordinária adesão, apesar das sombrias perspectivas sobre a evolução da economia portuguesa e do rendimento disponível dos portugueses, adianta o Banco alimentar em comunicado. Para a instituição, o sucesso desta campanha mostra também a confiança que os portugueses depositam em particular no projecto da sociedade civil que constitui o Banco alimentar Contra a Fome e em geral em quaisquer projectos que se mostrem claros e mobilizadores.
31. 900 voluntários disponibilizaram-se para participar nas várias tarefas desta operação, desde a recolha nos estabelecimentos comerciais, ao transporte, pesagem e separação dos produtos. Em ano europeu de Voluntariado, esta é a maior acção de voluntariado organizada regularmente em Portugal, mostrando que a acção conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada, refere o Banco alimentar.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 1. 936 Instituições de Solidariedade Social que os entregam a cerca de 319 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas. até 5 de Junho, poderão ainda ser doados alimentos através da nova campanha na Internet, em www.alimentestaideia.net. Basta escolher entre um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias. O pagamento será feito por sistema Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra na internet. Também na rede de cerca 3. 900 lojas Payshop espalhadas por todo o País é possível contribuir até 5 de Junho para esta campanha, efectuando uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo.