Banco alimentar contra a Fome recolheu 2. 309 toneladas de alimentos no último fim-de-semana de Maio. Em relação à campanha de Maio de 2010, registou-se um aumento de 14,9 por cento de donativos, até ao momento
Banco alimentar contra a Fome recolheu 2. 309 toneladas de alimentos no último fim-de-semana de Maio. Em relação à campanha de Maio de 2010, registou-se um aumento de 14,9 por cento de donativos, até ao momentoFoi a maior acção de voluntariado, com um total de 31. 900 voluntários envolvidos na recolha de alimentos realizada no fim-de-semana de 29 de Maio, lê-se num comunicado do Banco alimentar (Ba). até 5 de Junho, haverá ainda a possibilidade de doar alimentos através da campanha na Internet, com alternativa de pagamento por multibanco ou através das 3. 900 lojas Payshop, um serviço seguro e cómodo de pagamento, que se pode encontrar nos correios, quiosques ou supermercados. as doações em dinheiro serão posteriormente convertidas em leite.

Os géneros alimentares recolhidos começarão a ser entregues já na próxima semana a 1. 936 instituições de solidariedade social, que os distribuirão a cerca de 319 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas. Em 2010, os 14 Bancos alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram 26. 527 toneladas de alimentos. O valor global destes alimentos distribuídos foi calculado em cerca de 38 milhões de euros.

Isabel Jonet, presidente do Ba, instituição que angaria alimentos para distribuir pelas pessoas necessitadas, atribui o aumento da solidariedade dos portugueses à confiança depositada no banco alimentar, mas também à possibilidade de um dia poderem vir a precisar de usufruir desta ajuda. Num momento de crise as pessoas antecipam que lhes pode vir a acontecer o mesmo e contribuem enquanto têm possibilidades. O aumento das doações dos portugueses deve-se a terem cada vez mais conhecimento de pessoas com necessidades que vivem ao seu lado, o que os leva a serem mais solidários.

O B a realiza anualmente duas campanhas de recolha de alimentos, em Maio e em Novembro. as pessoas podem escolher entre um conjunto de seis produtos básicos para doar: leite, azeite, óleo, atum, salsichas e açúcar. a recolha de alimentos deste fim-de-semana, 29 de Maio, realizou-se em mais de 1. 560 superfícies comerciais das zonas de abrantes, algarve, aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu. Nos açores, em São Miguel, devido às festas do Senhor Santo Cristo, a recolha de alimentos realiza-se a 4 e 5 de Junho.

Maria Isabel Jonet, a activista portuguesa contra a pobreza, que está à frente do Banco alimentar, nasceu em 1960 e é licenciada em economia. Em 1994, depois de uma estada em Bruxelas, na União Europeia, regressou a Portugal e deixou de trabalhar para poder acompanhar melhor o crescimento e a educação dos filhos.como ficou com mais tempo livre, resolveu entrar como voluntária no B a Contra a Fome. Passado algum tempo, assumiu a presidência da instituição. O trabalho de Isabel Jonet foi reconhecido pela assembleia da República de Portugal, que em 2005 lhe entregou o prémio Direitos Humanos 2005.