Os ranchos folclóricos e etnográficos deram um outro colorido ao recinto do Santuário, na celebração dominical. Bispo de Portalegre-Castelo Branco assinala a responsabilidade da evangelização
Os ranchos folclóricos e etnográficos deram um outro colorido ao recinto do Santuário, na celebração dominical. Bispo de Portalegre-Castelo Branco assinala a responsabilidade da evangelizaçãoSem Deus, o ser humano não sabe para onde ir e o vazio espiritual gera sofrimento, afirmou antonino Dias aos milhares de peregrinos presentes. 156 grupos folclóricos, representativos de todas as regiões do país juntaram-se aos 3. 500 diocesanos de Portalegre -Castelo Branco, entre outros fiéis, que participaram na Eucaristia. Concelebraram o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, augusto César, e vários sacerdotes.
O prelado salientou a responsabilidade da Evangelização: a palavra de Deus é salvífica e defendeu o testemunho como essencial na sociedade actual, lembrando a necessidade desta convicção em Cristo estar erradicada na vida. O bispo de Portalegre-Castelo Branco recordou ainda as palavras do Papa de que o anúncio missionário deriva da fé. Durante a homilia, o prelado apontou que o Senhor propõe-se a cada um e que um cristão responde à violência com amor: não se sofre porque se gosta de sofrer, mas o cristão sabe as razões da sua fé e da sua esperança. E estas brotam da Ressurreição de Jesus.

antonino Dias defendeu que um santuário é um sinal da presença salvífica de Deus na história, um lugar de paragem onde o povo de Deus se revigora para prosseguir na caminhada. aos fiéis, disse que este é um lugar onde se sente o desejo sincero de pedir perdão, e renovam os compromissos assumidos ao longo da vida e se volta a casa por outro caminho. No momento do ofertório, subiram ao altar o pão e o vinho para a consagração, mas também, pelas mãos de membros dos grupos e ranchos de folclore, várias ofertas bem distintivas de cada região do país, entre as quais produtos agrícolas, da pastorícia e de artesanato.