Cuba é conhecida pela produção de tabaco. O país promove grandes campanhas nacionais contra o tabagismo, o que não impede que um terço da população seja fumadora
Cuba é conhecida pela produção de tabaco. O país promove grandes campanhas nacionais contra o tabagismo, o que não impede que um terço da população seja fumadoraO tabagismo é causa de 17 por cento das mortes em Cuba, todos os anos. Um novo estudo publicado, estes dias, em Havana, revela que um terço da população adulta é fumante. O vício também diminui em 10 anos a vida dos fumadores, garante alfredo Duenas, do Instituto de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do país.

Um factor que o especialista considera travar o desenvolvimento da nação. as nefastas consequências do tabagismo, além de diminuir a qualidade de vida, têm custos de saúde e económicos significativos para a população e para o orçamento do país, devido às doenças e gastos inerentes, explica. 85 por cento dos cubanos estão expostos directa ou indirectamente ao fumo do tabaco, diz, segundo a agência ansa.