“anunciai com voz de júbilo, e que se oiça até aos confins do mundo: o Senhor libertou o seu povo, aleluia!”
“anunciai com voz de júbilo, e que se oiça até aos confins do mundo: o Senhor libertou o seu povo, aleluia!”É tudo uma questão de amor, na vida. Quando as coisas correm mal, seria bom tentarmos ver onde está o mal ou, ao menos, onde está a nossa falta de amor. Por isso diz Jesus aos seus apóstolos no evangelho do sexto domingo do tempo pascal: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Eu vou pedir ao Pai que vos mande outro Defensor que fique para sempre convosco. O Defensor a que se refere Jesus é naturalmente o Espírito Santo que O Pai e Jesus mandam a todos os que se tornam testemunhas do Senhor pelo Baptismo. Espírito do Pai e do Filho é um dom extraordinário sem o qual não podemos seguir a vontade de Deus. Em todos os tempos, o Espírito esteve presente. Mas, nos nossos dias, quando vemos a situação de ruído físico e psicológico, à nossa volta, percebemos que sem o Espírito de Deus pouco ou nada entenderemos do que é a nossa vocação de filhos/as de Deus. Nesta órbita macro-sonora em que vivemos, escutar as inspirações do Espírito de Deus não é coisa muito fácil. até porque há milhões de pessoas que, através dos meios de comunicação, querem impor-nos as suas próprias ideias que, em muitos casos, não estão em sintonia com as ideias de Deus.

É preciso sabermos viver com o Espírito do Senhor que está em nós. É preciso fazermos silêncio, à nossa volta, para ouvirmos as sugestões dele. Devemos escutál’O e não escutar apenas a alcatruzada de ideias que geramos dentro de nós próprios. Quantas vezes, depois dum dia de trabalho, chegamos à noite e nos sentimos vazios de essência e cheios dos estertores causados pelo berreiro que todo o dia nos assaltou. Sem interiorização, o vazio dentro de nós pode tornar-se causa de falta de realização da vontade de Deus. Escutar o Espírito Santo é darmos sentido à nossa vida, é orientarmos os nossos passos para os verdes prados’ em que se pode descansar e reviver, é dar motivação às nossas actividades, à nossa vida inteira.

Chama Jesus ao Espírito Santo Defensor’. E bem precisamos dele. Quantas promessas de felicidade nos investem a todos os momentos, encardidas de materialismo, que pouco dão do que prometem. Em Deus está a nossa defesa e a nossa salvação. Seria estranho que a palavra de Deus nos diga O Espírito do Senhor encheu a terra inteira e que sejamos nós a ficar sem Ele. Bastante gente da nossa terra serve-se do Divino Espírito Santo para dar aos outros o testemunho de Cristo que cada cristão deve dar por vocação. O que também é fonte de alegria para todos nós.