Já estão a funcionar os dois blocos sanitários construídos no Cabeço de aljustrel, uma obra do Santuário de Fátima que visa acolher melhor os peregrinos e visitantes daquele lugar
Já estão a funcionar os dois blocos sanitários construídos no Cabeço de aljustrel, uma obra do Santuário de Fátima que visa acolher melhor os peregrinos e visitantes daquele lugarambos foram construídos nas proximidades do percurso da Via-Sacra, um no início e outro no final deste percurso, adianta a Sala de imprensa do Santuário. a sua construção insere-se no ambiente daquele local, tendo sido utilizados materiais como a pedra, de modo a que o enquadramento da construção não perturbe, visualmente, o resto da paisagem.
até agora, os peregrinos que faziam o percurso da Via-Sacra e necessitavam de deslocar-se à casa de banho, faziam-no num WC amovível, numa espécie de contentor. E são muitos peregrinos que na sua passagem por Fátima se dirigem àquele espaço, cada vez mais conhecido como “o pulmão do Santuário de Fátima”, pela extensão de zona verde e pelo cuidado colocado na sua preservação, lembra o Santuário.

Em meditação e oração ou em passeio, individualmente ou em grupo, a passagem por aquele lugar integra muitos programas de visitas e peregrinações. O Movimento da Mensagem de Fátima, do Santuário realiza periodicamente, de Maio a Dezembro, naquele lugar, o Dia de deserto, uma jornada de oração, convívio de catequese.