Os portugueses são desafiados a terem um papel activo e conhecerem o outro, da porta do lado, do bairro, aquele que vive na vizinhança
Os portugueses são desafiados a terem um papel activo e conhecerem o outro, da porta do lado, do bairro, aquele que vive na vizinhançaO mote das comemorações deste ano do Dia mundial dos vizinhos em Portugal é conhecer o vizinho. Quarenta festas no concelho de Coimbra esperam juntar mais de três mil pessoas na Festa dos vizinhos. associações de moradores, habitantes de prédios, de ruas ou bairros, juntas de freguesia e repúblicas estudantis participam no evento que decorre ao final da tarde.
assinalar este dia é uma forma de combater a apatia e o isolamento, permitindo o convívio. além de Coimbra, Castro Marim celebra o dia sob o lema “Convívio, Partilha e amizade”. Há muitas outras festas espalhadas pelo país e ilhas. Esperam-se 21. 500 portugueses a festejar na rua, com os vizinhos, no final do dia. abordá-lo, conhecê-lo melhor é um primeiro passo na sã convivência.

Este ano a iniciativa envolve as escolas e as empresas. No primeiro caso o objectivo é criar um relacionamento mais positivo, já que muitos alunos da mesma escola ou não conhecem ou existe fricção entre alunos de diferentes graus de ensino, explica João Carvalhosa. O coordenador nacional do Dia mundial dos vizinhos destaca ainda a relação da escola com os seus vizinhos. Há algumas escolas que causam alguma perturbação na vida das pessoas , por exemplo na entrada dos alunos, como adianta à Rádio Renascença. Nas empresas, ser bom vizinho para o colega é interessante porque permite maior produtividade, assinalou.